Existe um
Brasil que você
já conhece...
e existe um Brasil que você precisa conhecer! Etnias Brasil
O banco que
ajuda a proteger
a Amazônia!
O Banco Bandec ajudando a proteger a Amazônia e levando desenvolvimento sustentável aos povos indígenas e ribeirinhos. BANCO BANDEC
Energia Nativa na maior floresta do Mundo! O Instituto Origens Nativas em Parceria com o Banco Bandec e ESGTech Power projetam a maior Usina de energia renovável para toda floresta Amazônica com fornecimento direto aos povos nativos. CONHEÇA O PROJETO
cropped-pictograma.png

POVOS NATIVOS

Desde 1500 até a década de 1970 a população nativa brasileira decresceu acentuadamente e muitos povos foram extintos. O desaparecimento dos povos nativos era visto como algo inevitável, mas estamos aqui para mostrar que juntos podemos mudar este cenário e resgatar nossas Origens!

Turismo Nativo

Conhecer, compreender,
internalizar, reproduzir...

Acreditamos que ao vivenciar as experiências Nativas, o respeito mútuo é gerado, criando uma força restauradora das riquezas dos nossos ancestrais.
NATIVOS DA FLORESTA

Cada elemento possui
significado profundo

Estes significados fazem a natureza ser inseparável da existência dos povos Nativos, uma relação extraordinariamente harmoniosa entre os seres da floresta.
Origens Nativas

Nativos da Terra,
da Floresta e do mundo

Os povos nativos da Terra possuem uma cultura secular e uma relação ancestral de profunda sintonia com a natureza e os seres vivos do Planeta.
INSTITUCIONAL

Resgatando as
Origens do mundo: ONM

O Origens Nativas Mundi (ONM) é um instituto de pesquisa transdisciplinar, integrando as ciências exatas, biológicas e humanas, com a missão de criar e otimizar soluções para o resgate dos povos nativos, seus costumes, religião, cultura e conhecimentos.

Turismo nativo

III Encontro de
Pajés Huni-Kuin do Caucho

Imerso nessa cultura no período de 10 dias e 09 noites

O povo Huni Kuin resguarda um amplo conhecimento da flora de sua região, além de possuir um sistema próprio de classificação de suas espécies. Seus conhecimentos, que incluem uma vasta farmacopéia e métodos de cura diversos, são transmitidos de geração em geração há centenas de anos.

A Floresta Amazônica é a maior reserva de plantas medicinais do mundo. O uso das plantas para tratamento de diversos males e enfermidades é tão antigo quanto a espécie humana. Ter contato com esses conhecimentos e experiências expandem nossas definições internas sobre a vida, transformamos nossa saúde e mentalidade. Nunca mais somos os mesmos.

PROJETO SUSTENTÁVEL

Estufas Nativa

O Projeto

O Projeto Estufa Nativa é idealizado para o desenvolvimento de produtos agricultura sustentáveis em áreas nativas das Florestas Amazônica e Atlântica do Brasil, baseados nos princípios da produção orgânica. Seu objetivo é levar a autossuficiência financeira e de gestão para os beneficiários indígenas, bem como a preservação e valorização da sua cultura. Conhecer, compreender, internalizar, reproduzir e utilizar são as formas essenciais de respeitar o universo vasto desse povo Sagrado da Floresta.

Modelo

As estufas nativas são um instrumento que servem de proteção ambiental e potencializador da produção de plantas, como hortaliças e flores. Por definição, casas-de-vegetação são estruturas construídas com diversos materiais, como madeira, concreto, ferro, alumínio, etc, cobertas com materiais transparentes que permitam a passagem da luz solar e retém o calor e umidade, criando um microclima para crescimento e desenvolvimento das plantas. A utilização de estufas é uma forma bastante eficiente de atender às exigências climáticas das culturas.

O Propósito

Nosso propósito com o projeto Botânica nativa é criar interações econômicas e culturais sustentáveis para propagar valores dos conhecimentos da flora do povo Nativo, e dessa forma promover trocas comerciais e de conhecimentos entre aldeias e com não indígenas, melhorando a condição de vida nas aldeias. O Projeto reafirma a importância das culturas dos povos Indígenas, suas riquezas e diversidades, bem como a importância de se garantir o bem estar nas aldeias e propagar seus saberes e riquezas para não indígenas, criando um movimento positivo em que o conhecimento gera respeito.

Produtos Orgânicos

Os produtos orgânicos são o resultado de um processo de cultivo sustentável que prevê o manejo adequado da terra e dos recursos naturais baseado nos princípios agroecológicos. A produção é feita sem o uso de sementes geneticamente modificadas, pesticidas, herbicidas, fungicidas e também não há geração de resíduos que poluem a água e o solo, todos resíduos orgânicos são reaproveitados para gerar adubo. Para os artigos processados, como cosméticos e itens de vestuário, o processo de fabricação é controlado e constantemente avaliado pela Equipe de Gestão de Sustentabilidade do ONM.

Pensando em te proporcionar boas noites de sono e dias mais tranquilos, o Origens Nativas desenvolveu o Chá Kayá 100% natural, utilizando conhecimentos milenares das ervas que trazem a mais gostosa sensação de paz.

O Chá Náwa contém um sabor único, exclusivo e 100% natural. Isso porque ele conta com uma combinação de plantas que têm o sabor singular da Amazônia, não podendo ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

Para auxiliar o seu processo digestivo, o Chá Txai conta com ativos exclusivos, 100% naturais e selecionados com muito critério, dentre as plantas com o poder de regular nosso trato digestivo e devolver aquela sensação de leveza.

"Do coração
da floresta para os
amantes de Chá!.”

Huni-Kuin do Igarapé do Caucho

O projeto reafirma a importância das culturas, a riqueza e diversidade dos cerimoniais tradicionais e cria um movimento positivo, em que o conhecimento gera respeito. Nesse processo, são envolvidas as novas gerações indígenas e não indígenas no trabalho de valorização e afirmação cultural.

+55 19 98236-0649

contato@origensnativas.com

Rua Via-Láctea, 430, Cruzeiro do Sul Sumaré - São Paulo

Somos um Instituto que busca a valorização cultural através das Origens, da Terra, e dos seres vivos do nosso planeta.

Sobre nós

Copyright ©  2022  Origens Nativas Mundi.